terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Hatsune Miku a cantora virtual que arrasta multidões no Japão


Conheça mais detalhes sobre a artista holográfica que o Brasil conheceu no Fantástico
No último domingo todo o Brasil conheceu Hatsune Miku, uma cantora de pop japonesa que arrasta multidões na terra do sol nascente. Até aí tudo bem, se não fosse pelo fato de Hatsune se tratar de um projeto computadorizado. 

A cantora virtual se apresenta em grandes turnês por meio de telões que apresentam uma imagem Tridimensional (3D) muito próxima da realidade. A diferença da estrela japonesa para outros artistas virtuais como o Gorillaz vem do fato que não existe uma banda real por trás de Miku. As músicas são compostas em um software desenvolvido pela Yamaha: O Vocaloid é um sintetizador de voz que permite que o usuário faça músicas digitando a letra desejada encaixando-a na melodia.



A cantora holográfica já participou dos programas e animações mais populares da TV japonesa, tem cerca de 68 mil fãs no Facebook e 100 músicas lançadas  oficialmente, fora as versões criadas por dj´s de todo o mundo.

Os criadores do personagem revelam poucos detalhes sobre sua personalidade, sabe-se apenas que a mesma tem 16 anos. O mesmo software que criou Miku é responsável pela criação de outros 20 cantores, nenhum, com o mesmo sucesso. Já se estuda a criação de uma versão norte – americana da cantora, enquanto isso, o holograma segue em turnê pelo Oriente que será transformada em uma coleção de DVD´s.
Veja abaixo a reportagem do Programa Fantástico da Rede Globo







Um comentário: